Liderança: conheça os principais tipos e como aplicar na sua empresa.

Liderança: conheça os principais tipos e saiba qual se encaixa melhor na sua Software House

Tipos de liderança

Quer descobrir o estilo de liderança mais adequado para a sua empresa de software? Descubra tudo neste artigo!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Quando você pensa em liderança, o que vem a sua mente?

Muitos acreditam que a liderança é uma característica de uma pessoa ou grupo de pessoas que possuem autoridade, que exercem chefia. Neste conteúdo você vai perceber que o significado de ser líder vai muito além. 

Para qualquer tipo de trabalho que você se propõe a fazer, é de extrema importância ter um líder ou uma liderança para que todos possam trabalhar e dar o seu melhor naquela instituição e assim alcançar os objetivos e metas definidos. Mas, porque ela é tão importante quando se trata de uma software house?

É a partir das decisões do líder que os colaboradores do negócio serão inspirados, guiados e influenciados para chegar aos melhores resultados. Porém, você sabe exatamente como se tornar um líder e quais os tipos de liderança existem no meio corporativo? Vamos te explicar nesse artigo!

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O que é liderança?

Como citamos anteriormente, podemos definir a liderança em uma instituição como a influência de um colaborador superior perante seus designados, seja para conduzi-los em um determinado projeto ou para apoiá-los em suas decisões.

Ou seja, um líder ajuda seu time a obter os melhores resultados e dá a última palavra ao definir as estratégias, além de colaborar e desenvolver as melhores habilidades de cada um para aperfeiçoar ainda mais sua equipe.

De acordo com um estudo realizado pela Gallup, uma empresa de pesquisa de opinião norte-americana, os líderes são responsáveis por, pelo menos, 70% da variação no engajamento dos funcionários em empresas. Portanto, o bom posicionamento de um líder com seus colaboradores influencia no desempenho dos mesmos ao entregar resultados satisfatórios.

Como se tornar um líder

Dentre as principais características de liderança que um profissional deve ter para se destacar em uma equipe estão a comunicação clara e objetiva sobre o que os colaboradores do time que você lidera devem fazer; ter uma boa relação interpessoal com os seus liderados; conhecer bem a sua equipe e entender quais atividades cada profissional tem uma maior facilidade em realizar e quais precisam aprimorar seus conhecimentos; ter transparência com as situações corriqueiras e passar feedbacks para incentivar a equipe e para que saibam o melhor caminho a seguir. Além disso, é importante ser uma figura inspiradora e que transmita confiança para os colaboradores.

Com essas características é possível ter uma boa capacidade de gerir um time e uma rotina, pois o entusiasmo que rodeia uma equipe vem de toda a motivação que o líder passa. É a partir do posicionamento dele que uma software house consegue um bom posicionamento no mercado.

Quais são os tipos de liderança?

Os estilos de liderança desempenham um papel crucial no panorama de uma empresa, moldando a dinâmica da equipe e influenciando o alcance de metas. Cada líder, impulsionado por seus valores pessoais, desenvolve uma abordagem única para lidar com desafios e orientar sua equipe. Vamos aprofundar nosso entendimento desses estilos:

1. Liderança Autocrática:

  • Características Principais: Este estilo coloca o líder no epicentro das decisões, centralizando o poder. Decisões são feitas unilateralmente, sem a necessidade de consulta à equipe.
  • Ambiente Gerado: Pode resultar em uma estrutura mais rígida, onde as diretrizes são claramente definidas. Ideal em situações que exigem respostas rápidas e decisões claras.

2. Liderança Democrática:

  • Características Principais: Promove a colaboração, incentivando todos os membros da equipe a contribuir para as decisões. O líder valoriza a diversidade de pensamentos e opiniões.
  • Ambiente Gerado: Fomenta um ambiente mais inclusivo, onde as ideias de todos são consideradas. Eficaz em situações que exigem criatividade e inovação.

3. Liderança Liberal:

  • Características Principais: Similar à liderança democrática, mas com um foco maior na autonomia da equipe. O líder intervém apenas quando solicitado, proporcionando maior liberdade para os colaboradores.
  • Ambiente Gerado: Equipes têm mais independência e responsabilidade na execução de tarefas. Indicado para projetos que demandam flexibilidade e autorregulação.

4. Liderança Situacional:

  • Características Principais: Adapta-se dinamicamente às demandas e situações específicas da software house. O líder distribui tarefas conforme as habilidades individuais para otimizar o desempenho.
  • Ambiente Gerado: Flexibilidade é a palavra-chave, permitindo ajustes conforme as mudanças no cenário. Ideal para ambientes dinâmicos e multifacetados.

Como os tipos de liderança ajudam na estratégia?

Uma liderança estratégica consegue incentivar a autonomia do time e ajustar qualquer tipo de desordem de pensamentos e hierarquia de uma equipe. Porém, é preciso que esse líder saiba identificar quais demandas são mais relevantes, aprenda todos os processos e, o mais importante, se antecipe a qualquer situação para evitar surpresas, pois é a partir desse caminho de estratégias traçado que a software house alcançará todas as metas propostas.

Além disso, com a definição de um tipo de liderança fica mais fácil desenvolver uma cultura organizacional e acompanhar o desempenho dos colaboradores.

Qual é o melhor tipo de liderança?

Para definir o melhor tipo de liderança você deve analisar os objetivos da sua software house e qual dos estilos — autocrático, democrático, liberal ou situacional — se encaixaria na sua dinâmica.

Por isso, fique atento a características como: todas as decisões ficam centralizadas em uma única pessoa? As tomadas de decisões demoram a ser realizadas porque o líder tem muitas demandas? É possível o time se reunir e tomar decisões? Após estabelecer as respostas dessas questões você começará a caminhar para uma definição do que é melhor para sua empresa de software.

Tipo de liderança do Steve Jobs

Conhecido por idealizar a Apple, Steve Jobs é considerado até hoje um grande e inovador líder no mundo digital e fora dele.

Atualmente sabemos a importância de passar a um funcionário o feedback do trabalho, seja ele positivo ou negativo, mas com Jobs isso não acontecia. Raramente o norte-americano passava a seus colaboradores críticas. Seu método de trabalho era chamá-los para caminhar e bater um papo sobre o trabalho, é o que diz o livro Becoming Steve Jobs, de Brent Schlende e Rick Tetzeli, em conversa com colaboradores que tiveram convivo com o CEO da Apple.

De sua liderança considerada um pouco rígida e perfeccionista, podemos tirar alguns ensinamentos como sempre tentar pensar diferente e ter outras percepções de mundo; ter uma equipe extremamente talentosa e engajada a alcançar todos os objetivos da software house, mesmo que eles sejam muito difíceis de serem alcançados; incentivar o trabalho colaborativo e acreditar em seus liderados, pois são eles que te ajudarão a colocar a sua software house nos trilhos do sucesso.

Como desenvolver a liderança da equipe?

Para desenvolver a liderança na equipe da sua software house é importante, inicialmente, identificar as competências dos seus colaboradores e ajudá-los a desenvolver suas habilidades para facilitar e aperfeiçoar o trabalho.

Em seguida, você poderá realizar treinamentos específicos para desenvolver as competências de liderança dos colaboradores e distribuir responsabilidades para visualizar como cada um deles se sairá. Assim, você estará estimulando a autogestão e incentivando a organização pessoal e a produtividade.

Bônus: Líder vs Chefe

Para cargos de extrema responsabilidade sempre utilizamos os termos líder e chefe como sinônimos, porém existem algumas diferenças de gestão nesses dois profissionais.

Os chefes geralmente são autoritários e tendem a centralizar o poder, focando em metas, resultados e lucros, sem incentivar os funcionários ou até mesmo passar comentários de reconhecimento ou aperfeiçoamento para que melhorem seu trabalho.

Já o líder é conhecido por motivar seus colaboradores, aconselhar e ajudá-los a tomar as decisões corretas, sendo uma consequência atingir os melhores resultados. Além disso, um líder passa feedbacks e está disposto a receber a opinião do colaborador.

E então, já descobriu qual o estilo de liderança mais adequado para a sua empresa de software? 

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Conclusão

Com isso, podemos perceber a importância de ter um líder que motive a equipe e que se importe com o desenvolvimento das habilidades de cada um dentro de uma software house para conquistar os melhores resultados. Um bom líder consegue capturar o melhor de cada funcionário.

E se você procura sempre se atualizar sobre as novidades de liderança e gestão empresarial, confira outros artigos em nosso blog Casa do Desenvolvedor.

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

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